Grupo Penha eleva capacidade produtiva em 30% com nova onduladeira 4x526x
A empresa está investindo em novos equipamentos para seguir crescendo em meio a tendências favoráveis ao setor de embalagens de papel 1z3w14

Em meio a um cenário de consolidação de grandes fabricantes no setor de embalagens de papel, o Grupo Penha aposta em tecnologia e inovação como estratégia principal para manter sua competitividade no mercado. Com mais de seis décadas de atuação, a empresa está investindo em novo maquinário de última geração, com intuito de ampliar sua capacidade produtiva ainda este ano. 6x3n6b
Em entrevista exclusiva ao Portal Packaging, Allison Godoi, Supervisor de Assistência Técnica e P&D, e Sandro José dos Santos, Supervisor istrativo de Vendas do Grupo Penha detalharam como a companhia segue crescendo acima do índice médio do mercado.
O Grupo Penha é um dos maiores produtores de embalagens de papelão ondulado do país e conta atualmente com 10 unidades — sendo cinco operacionais e cinco de apoio – distribuídas nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Paraná. Com 2.200 profissionais, o grupo está presente em todas as etapas do processo produtivo, desde a captação de aparas até a entrega final ao cliente.
INVESTIMENTO EM EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Como parte de seu plano de crescimento, a companhia já adquiriu quatro equipamentos de última geração e, agora, está prestes incorporar uma nova e avançada onduladeira, que aumentará sua capacidade produtiva em 30%, trazendo recursos de detecção automática de defeitos. Além da onduladeira, serão instaladas uma impressora, corte e vinco e seus periféricos.
“A inovação ao longo da cadeia produtiva tem sido fundamental para aumentar a competitividade do Grupo Penha. A adoção de tecnologias avançadas e a automação de processos têm permitido uma produção mais eficiente e com menor desperdício, resultando em um aumento na capacidade de produção”, afirmou Allison Godoi.
Segundo o supervisor de Assistência Técnica e P&D, com a implementação de máquinas de última geração, a fábrica consegue garantir um controle de qualidade mais rigoroso, assegurando que os produtos finais atendam aos mais altos padrões de qualidade, o que aumenta a satisfação dos clientes e a fidelidade à marca.
A automação tem sido um diferencial importante para o Grupo Penha. “Com máquinas modernas e processos automatizados, reduzimos o retrabalho, minimizamos desvios e ganhamos velocidade na entrega. Isso impacta diretamente na competitividade, tornando-nos mais eficientes e preparados para atender grandes volumes com consistência”, destacou.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Adicionalmente, os investimentos em tecnologias sustentáveis têm permitido à fábrica reduzir seu impacto ambiental, incluindo a utilização eficiente de recursos naturais e a implementação de processos de reciclagem e reutilização de materiais, conforme Godoi.
Vale ressaltar que preocupação crescente com a sustentabilidade tem favorecido o setor de embalagens de papel nos hábitos dos consumidores, e as empresas com uma cadeia produtiva que valoriza o desenvolvimento sustentável se destacam no setor.
“O mercado está cada vez mais inclinando-se para o uso de embalagens de papel. Os consumidores estão mais conscientes dos impactos ambientais e buscam alternativas mais ecológicas, como as embalagens de papel”, reforçou Allison. “Além disso, muitas regiões estão implementando regulamentações mais rigorosas contra materiais menos sustentáveis, especialmente os de uso único. Essas políticas incentivam o uso de embalagens de papel, que são mais amigáveis ao meio ambiente e podem ser recicladas com mais facilidade”, completou.
Os produtos da empresa são sustentáveis por natureza, pois utilizam como matéria-prima o papel reciclado, proveniente da coleta e transformação de aparas. O custo dessa matéria-prima, no entanto, é um fator sensível. Para lidar com isso, o Grupo Penha busca eficiência em todas as etapas da cadeia produtiva e investe na verticalização do processo, com unidades próprias de coleta e preparação de aparas. “Esse controle nos permite maior estabilidade de fornecimento e previsibilidade de custos”, explica a companhia.
“Somos apoiadores da economia circular e temos orgulho de contribuir para um futuro mais consciente. Internamente, estamos estruturando o pilar ESG, com metas e objetivos claros para o futuro, voltados à sustentabilidade ambiental, social e de governança”, declarou o grupo.
COMPETITIVIDADE E CRESCIMENTO
O mercado vem se tornando cada vez mais competitivo, exigindo que as empresas estejam alinhadas com as tendências globais de produtividade, qualidade e sustentabilidade. Nesse sentido, o desafio do Grupo Penha está em manter a competitividade frente aos grandes players, otimizando processos, controlando custos e oferecendo soluções inovadoras com agilidade e excelência no atendimento.
“As embalagens de papel também têm evoluído significativamente em termos de design e funcionalidade, podendo ser personalizadas para atender às necessidades específicas dos produtos e dos consumidores, oferecendo uma versatilidade que compete diretamente com outras opções de embalagem. Embora a concorrência ainda seja um desafio, o Grupo Penha está bem posicionado para aproveitar as tendências do mercado que favorecem as embalagens de papel”, ressaltou Godoi. “A capacidade de inovar em produtos e serviços é um diferencial competitivo significativo, alinhado às demandas do mercado, que permite oferecer soluções personalizadas aos clientes”, adicionou.
De acordo com Sandro José dos Santos, a demanda por embalagens de papelão ondulado tem crescido de forma consistente nos últimos anos, impulsionada especialmente pelos setores alimentício e farmacêutico, que lideram o consumo no Brasil. Nesse contexto, o Grupo Penha tem apresentado um crescimento médio acima do índice do setor.
“Nos últimos cinco anos, o mercado teve um crescimento superior a 14%, e o Grupo Penha superou esse índice, com mais de 20% de crescimento, evidenciando nossa capacidade de adaptação e atendimento ao mercado”, evidenciou Santos.
PERSPECTIVAS FUTURAS
O Grupo Penha enxerga o futuro do setor com otimismo. “Acreditamos que o setor de embalagens de papel continuará em crescimento, impulsionado por um novo momento da sociedade, marcado por uma consciência ambiental cada vez mais presente”, projetou a companhia.
Na visão do supervisor de Assistência Técnica e P&D, o crescimento do comércio eletrônico é outra tendência importante. “A demanda por embalagens de papelão ondulado resistentes e leves para transporte está aumentando, impulsionada pelo aumento das compras online. Isso exige que as empresas desenvolvam soluções que não apenas protejam os produtos, mas também sejam sustentáveis e econômicas”, conclui.
Além disso, a experiência do consumidor com a embalagem e a estética se tornaram fatores importantes na decisão de compra, incentivando as empresas a investir em designs inovadores e atraentes.
Para a empresa, o despertar coletivo para a importância da preservação do meio ambiente, aliado à tendência de um consumo mais responsável e sustentável, tem levado consumidores a priorizarem soluções que gerem menor impacto ambiental – e as embalagens de papel se encaixam perfeitamente nesse cenário.