Economia circular | ESGNotícias

Irani amplia diversidade e inclusão com ações estruturadas e resultados crescentes 3r24

Com programas voltados a mulheres, pessoas LGBTI+ e PCDs, empresa reforçou compromisso com igualdade de oportunidades e metas ESG 2s402z

A Irani, uma das principais indústrias brasileiras de papel e embalagens sustentáveis, tem avançado em seus indicadores de diversidade e inclusão por meio de ações estruturadas dentro do programa Gera Diversidade. A iniciativa contempla uma série de medidas voltadas à promoção da igualdade de oportunidades, independentemente de gênero, idade, etnia, religião, nacionalidade, estado civil, orientação sexual ou deficiência. 334j1t

Entre os projetos em andamento, o +Delas tem foco na contratação de estagiárias para áreas técnicas e industriais. Segundo a empresa, algumas dessas colaboradoras já foram efetivadas na área mecânica, e uma delas se tornou a primeira eletricista em uma das unidades.

Outro destaque é a segunda edição do programa de Mentoria Feminina, voltado ao fortalecimento do protagonismo e do desenvolvimento profissional de mulheres em diferentes áreas da companhia.

A empresa também intensificou a divulgação de bancos de talentos específicos para pessoas LGBTI+ e pessoas com deficiência (PCDs), que contam atualmente com 369 e 126 inscritos, respectivamente. Os índices de aproveitamento nas contratações são de 4% e 7%.

Uma das ações mencionadas pelo diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, é o sistema de indicações do programa “Eu Valorizo a Diversidade”, que premia colaboradores por sinalizações de candidatos pertencentes a grupos minorizados. “O sistema de indicações busca promover a inclusão de grupos minorizados no quadro funcional da empresa, premiando os colaboradores pela sinalização com cursos de capacitação extensíveis aos seus dependentes”, afirmou.

 

De acordo com Oliveira, o segundo ciclo da iniciativa registrou 115 pessoas indicadas, com 11% de aproveitamento – um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao primeiro ciclo. O terceiro ciclo já está em andamento, com 120 indicações registradas até o momento.

Ainda em 2024, a empresa promoveu a terceira edição do “Encontro com a Diversidade”, realizado presencialmente em todas as unidades da Irani. O evento teve como objetivo ampliar o diálogo sobre inclusão e pertencimento e contou com rodas de conversa entre os colaboradores e os líderes das unidades. A última etapa teve a participação de 33% do quadro de funcionários e de 70% das lideranças.

Atualmente, a Irani conta com 29% de mulheres em seu quadro funcional e 21% em cargos de liderança. Segundo o diretor, os avanços refletem o esforço da companhia em relação às metas estabelecidas em sua agenda ESG. “Essas iniciativas nos permitem alcançar avanços significativos em nosso quadro funcional e de liderança ao longo dos últimos anos. No início desta jornada, as mulheres representavam 14% das posições de liderança e, em 2024, esse número subiu para 21%, um aumento de 7 pontos percentuais. No quadro funcional geral, a empresa evoluiu de 17% para 29%, um crescimento expressivo de 12 pontos percentuais”, destacou Fabiano.

Ele também reforçou o alinhamento da empresa com compromissos internacionais. “Esses resultados reforçam o compromisso da Irani com as metas ESG como signatária da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ nos compromissos com a diversidade, a inclusão e a promoção da igualdade de oportunidades em todos os níveis da organização”, concluiu.

Fonte
Irani
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo