MRSUL desenvolve desviador automatizado de caixas refugadas para a Klabin 3dz4r
Equipamento customizado aumenta eficiência e segurança operacional em linha de produção de embalagens 524c3h

A MRSUL, referência nacional em soluções personalizadas para transporte industrial, desenvolveu um sistema automatizado de desvio de caixas refugadas para uma das maiores empresas de embalagens do país: a Klabin. O equipamento foi projetado para integrar-se de forma precisa à linha de produção de uma das unidades industriais da companhia, para otimizar o processo de separação de embalagens com defeito e contribuir diretamente para a eficiência e segurança operacional. 2w2e1
O desafio proposto pela Klabin era eliminar interferências manuais na identificação e retirada de caixas que apresentassem falhas durante a produção, reduzindo riscos ergonômicos e paradas não programadas. A solução da MRSUL foi o desenvolvimento de um desviador automatizado, com elevador de caixas, sensores e atuadores de alta performance, capaz de atuar sem comprometer o fluxo da linha.
Entre os destaques técnicos do equipamento estão:
- Identificação automática das caixas refugadas, através de sensores ou sinal recebido de sistemas de inspeção da linha;
- Atuação rápida e precisa por cilindros e eixos sincronizados, desviando somente as caixas rejeitadas para uma esteira ou área de descarte específica;
- Controle por CLP com IHM, permitindo ajustes operacionais conforme a demanda da linha;
- Construção compacta e modular, adaptada ao espaço disponível na planta da Klabin, sem interferir na esteira principal;
- Sistema de segurança operacional, com travas e proteções que garantem o funcionamento confiável, mesmo em ritmos de produção elevados, atendendo aos requisitos da NR-12.
A equipe de engenharia da MRSUL trabalhou de forma colaborativa com os profissionais da Klabin desde o início do projeto, realizando visitas técnicas, levantamento de requisitos e ensaios operacionais. A entrega incluiu montagem, comissionamento e testes.
Segundo o diretor de Desenvolvimento de Negócios da MRSUL, o projeto é um exemplo da aplicação prática da automação para resolver gargalos cotidianos da indústria de embalagem. “Nosso foco é transformar desafios em soluções aplicáveis, seguras e eficientes. Trabalhar com a Klabin é motivo de orgulho, pois mostra que estamos preparados para atender os mais altos padrões do setor”, comenta.
O diretor financeiro da MRSUL, destaca o compromisso da empresa com soluções de valor agregado: “Não vendemos equipamentos de prateleira. Cada projeto é único. No caso da Klabin, nosso objetivo foi agregar inteligência ao processo e garantir que a produção siga fluida, mesmo com a ocorrência de refugo”.
A solução já começa a ser estudada para replicação em outras linhas da Klabin e pode ser facilmente adaptada para outros players do setor de embalagens que enfrentam desafios similares. A MRSUL segue expandindo sua atuação no segmento, unindo engenharia própria, agilidade de execução e foco total na performance industrial.