NotíciasPackaging no mundo

Navigator investe € 30 milhões para fortalecer sua produção de papéis kraft para embalagens sustentáveis j6j15

Investimento na reconversão da MP3 em Setúbal, Portugal, consolida a liderança da companhia em soluções inovadoras de base florestal 4p4u6n

A The Navigator Company aprovou a decisão final de investimento de € 30 milhões, para reconversão da sua máquina de papel número 3, a MP3, localizada no complexo industrial integrado de celulose, papel e packaging de Setúbal, em Portugal. Com esse projeto, a empresa reforça sua posição no mercado europeu de papéis para embalagens flexíveis (papéis kraft), consolidando-se como um dos principais players do setor. 2e62

A nova operação tem start-up previsto para o terceiro trimestre de 2026, com uma capacidade de produção anual de 100 mil toneladas, mantendo a flexibilidade operacional de produção de papéis de impressão e escrita.

A reconversão permitirá a produção de papéis com gramaturas que variam de 30 a 90 g/m², respondendo à crescente demanda por soluções sustentáveis, nos segmentos alimentício e não alimentício, e na sequência da tendência de migração para soluções de base natural, renovável e biodegradável.

Segundo a empresa, a nova MP3 vai transformar-se numa das maiores e mais competitivas máquinas da Europa para produção de papéis de embalagem de baixas gramaturas, e a maior do Sul da Europa, posicionando a Navigator como a quarta maior produtora neste mercado. O investimento global ascende a 30 milhões de euros, sendo muito inferior ao de um investimento greenfield para uma capacidade similar.

 

O custo de produção será beneficiado pela integração de celulose da Navigator e de consumos de madeira significativamente inferiores aos da concorrência, entre 2,35 e 2,85 m³ de madeira por tonelada de celulose, em comparação com os 5,0 a 5,5 m³ típicos da fibra de pinho europeu, por exemplo. A MP3 é uma máquina Valmet, com uma largura de folha de 4,55 metros e uma velocidade de 1.160 m/min. Foi instalada originalmente em 1990, e recebeu atualizações em 1997, 2003, 2007 e 2018.

O projeto permitirá à Navigator consolidar a aposta estratégica na produção de embalagens flexíveis para food service/take away ou revestimentos antiaderente. Nessas aplicações, a fibra de Eucalyptus globulus – proveniente das florestas istradas pela empresa – demonstrou vantagens distintas, como maior maciez, baixo calibre e baixa permeabilidade – características essenciais para produtos que exigem revestimentos ou impressões de alta qualidade.

Essa conversão também fortalecerá a linha gKRAFT, uma linha de produtos sustentáveis ​​que ganhou espaço no mercado global de embalagens ao oferecer alternativas renováveis, recicláveis ​​e biodegradáveis ​​ao plástico. Com mais de 300 clientes, a empresa continua expandindo esse portfólio, desenvolvido com matérias-primas provenientes de florestas manejadas de forma sustentável.

A reconversão da MP3 permitirá que a Navigator responda de forma ágil e eficiente às exigências crescentes do mercado de embalagens flexíveis, possibilitando maior flexibilidade na gestão dos seus ativos industriais e uma transição fluida entre a produção de papéis de impressão e escrita e de papéis para embalagem, de acordo com a evolução das condições de mercado.

Fonte
The Navigator Company
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo