Economia circular | ESGNotícias

Tetra Pak promove novas edições de programas para incentivar presença feminina na engenharia e na indústria 5g1d

Com edições em São Paulo e no Paraná, iniciativas reúnem estudantes e profissionais da empresa em um dia de imersão com foco em carreira, inovação e diversidade no setor industrial 3r4l3

A Tetra Pak realizará, em maio, mais uma edição do programa “Elas na Engenharia” e lançará, pela primeira vez, o “Elas na Indústria”. As duas iniciativas têm como objetivo ampliar a presença feminina em áreas técnicas e industriais, aproximando estudantes universitárias das lideranças da empresa. 6j294o

Criado em 2018, o “Elas na Engenharia” está em sua sexta edição e ocorre na unidade da Tetra Pak em Monte Mor (SP). Neste ano, o programa será realizado no dia 20 de maio. Já o novo “Elas na Indústria” acontecerá em 21 de maio, na fábrica da companhia em Ponta Grossa (PR). Os eventos incluem um dia de imersão com rodas de conversa entre profissionais da empresa e estudantes, visitas às instalações industriais e apresentação de oportunidades de carreira.

A diretora de Recursos Humanos da Tetra Pak Brasil, Roberta Silvestre, destacou o compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão no setor. “A nossa promessa de marca é proteger as pessoas, os alimentos e o planeta. Por isso, entendemos que, como importante player da indústria de alimentos e bebidas, temos um papel significativo de contribuir para a mudança de cenário no mercado de trabalho”, afirmou.

A ampliação do projeto para o Paraná tem o propósito de atingir um público mais diverso, incluindo alunas de cursos técnicos e de diferentes áreas da indústria. “Os programas são duas dentre outras iniciativas com as quais nos comprometemos diariamente para incentivar as mulheres a serem protagonistas de suas próprias histórias”, acrescentou Roberta.

Dados divulgados em fevereiro de 2025 pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, com base em informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicaram que a participação feminina entre os formandos em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil caiu 48% entre 2019 e 2023. Diante desse cenário, a Tetra Pak reforçou a importância de iniciativas voltadas à valorização da presença feminina nas áreas técnicas.

Durante as atividades em Monte Mor, as estudantes terão a oportunidade de conhecer a fábrica e o Centro de Inovação ao Cliente (CIC), além de explorar temas relacionados à engenharia e aos serviços oferecidos pela empresa. Em Ponta Grossa, além da visita à planta industrial, será realizada uma programação semelhante, voltada à apresentação das possibilidades de carreira na indústria.

“Além das diversas possibilidades ligadas aos cursos selecionados, tanto em Monte Mor quanto em Ponta Grossa, as estudantes poderão entender um pouco mais do mundo de oportunidades da Tetra Pak, que possibilita desde crescimento em uma companhia global até aprendizado, conhecimento, prática de ações com impacto ambiental e social, além de autonomia para gerar inovação”, concluiu Roberta Silvestre.

Fonte
Tetra Pak
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo