NotíciasPackaging no BrasilPapelão ondulado

Trombini investe R$ 350 milhões em nova fábrica focada em embalagens sustentáveis para FLV 4f3e9

Unidade em Santa Catarina terá 80% de automação e ampliará em 36% a capacidade produtiva, com destaque para soluções personalizadas em papelão ondulado reciclável 101t1g

A Trombini, uma das principais fabricantes de papelão ondulado do país, anunciou um investimento de R$ 350 milhões na construção de uma nova fábrica em Fraiburgo, Santa Catarina. A unidade, que terá 80% de suas operações automatizadas, deve resultar em um aumento de 36% na capacidade produtiva da companhia. Entre os destaques do novo parque industrial está a incorporação de uma máquina dedicada à conformação e montagem completa das cumbucas de papelão, principal produto voltado ao segmento de frutas, legumes e verduras (FLV). 1b4j64

O mercado de embalagens em papelão para o setor hortifrutigranjeiro no Brasil tem registrado crescimento acima da média do Produto Interno Bruto (PIB). A expansão é atribuída à busca crescente por soluções sustentáveis, que atendam às exigências ambientais e às novas demandas de consumo. Segundo dados do setor, há um avanço na adoção de caixas de papelão para o acondicionamento e exposição direta de frutas e hortaliças nas prateleiras, com destaque para a qualidade de impressão das embalagens, que contribui para valorizar os produtos.

Nesse cenário, a Trombini tem desenvolvido soluções personalizadas, projetadas conforme as necessidades específicas de cada cliente. As embalagens são produzidas em papel pardo ou em chapa branca, permitindo diferentes níveis de acabamento e personalização.

 

Além de atender às exigências logísticas do setor alimentício, o papelão ondulado é reconhecido por seu apelo sustentável e reciclável. No Brasil, mais de 70% desse material é reciclado, o que o posiciona como uma peça importante na economia circular. A Trombini destacou o papel estratégico das embalagens na preservação dos alimentos e reiterou seu compromisso com práticas ambientais responsáveis.

“A demanda por embalagens amigáveis ao meio ambiente tem crescido, com consumidores mais jovens demonstrando disposição para investir em produtos sustentáveis”, afirmou Aníbal Tebet, superintendente istrativo da Trombini. “Isso reflete também em nossas operações, onde trabalhamos com cinco cooperativas certificadas para efetuar a coleta de materiais e apoiar pequenos cooperativas locais, fortalecendo a economia circular na cadeia da reciclagem”.

Entre as iniciativas da empresa, estão parcerias com entidades como a Cooperativa Paz e Bem, em Caxias do Sul (RS), e o ponto de coleta Ecotenda, em Farroupilha (RS), voltadas à destinação e reciclagem adequadas de resíduos. As ações integram a estratégia de sustentabilidade da companhia, com foco em práticas socialmente responsáveis e integradas à cadeia produtiva.

Fonte
Trombini
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo